“Tevê suja e mentes impotentes.”

Limitado. Assim é o Brasil…

Há uma semana, – quinta-feira passada – limitou-se na derrota da seleção brasileira (dia anterior), “o Dunga é um imbecil”, “o Robinho não jogou nada”… Uma sucessão de culpas alheias, milhões de técnicos ditando a fórmula mágica da vitória e apontando um ou outro à culpa, para substituir o sentimento infeliz na conformidade de que nada é eterno, nem o talento ou a invencibilidade. 

Há dois ou três dias só escuto sobre Eloá, a menina morta no seqüestro. Sentimento alheio de dor, que o brasileiro insiste em dizer que é piedade. Talvez seja. Se a polícia teve culpa ou não, se os tiros foram antes, se foram depois… Faz diferença? Se os policiais não tivessem entrado a ao invés disso designado aos atiradores de elite que eliminassem o rapaz, a ação seria polêmica e investigada da mesma forma! Impossível ninguém ser prejudicado, impossível o brasileiro deixar de bancar o investigador, impossível as pessoas que fizeram de tudo para que isso acabasse bem serem isentas de culpa pelos “juízes” que estão em frente à televisão e até mesmo pelos que são aptos a essa função. Até parece que é o primeiro ou o último a terminar em tragédia. A morte de um inocente é triste, mas não faz sentido santificar Eloá sendo que tantas outras ficaram no anonimato.

Nos domingos mórbidos, temos de aturar as reportagens “científicas” do Fantástico. Desta vez eles explicavam que só nos interessamos por alguém graças ao olfato, pois nosso suor exala feromônios, odores que podem ser atraentes ao sexo oposto transmitindo “informações”. Com essas informações genéticas, somos atraídos por combinações de genes que favoreceriam  ao aumento de chances de termos um filho saudável. Isso é paixão, amor é mais complexo, é descarga de energia. Reforça uma idéia de que somos apenas carne e osso e que não existe essência nenhuma. Eles deviam saber que esperar o dia (segunda-feira) e a rotina que sucedem, já é suficiente para alimentar a nossa crise de existência.

Limitado! Assim é o brasileiro.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: